terça-feira, 19 de julho de 2016

VPR MP 16 15070648 Secretario dos Transportes não cumpre acordo e abusa do poder Ari Friendebach

 A
Câmara de Vereadores de São Paulo
Vereador Ari Friendebach
Oficio: VPR MP 16 15070648
Assunto: Secretario dos Transportes não cumpre acordo e abusa do poder

         A Rede Tiete News com sede em São Paulo e no âmbito de suas atribuições através do Projeto Rua a Rua  com o apoio do CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de  São Mateus, Associação e Centro de Apoio aos Moradores do Jd Tiete Riacho do Machados, Sindicato dos Comerciários de São Paulo e AIC – Timão Associação dos Empresário da Industria do KM 28 em São Mateus vem por meio dessas denunciar o Secretário de Transportes Sr. Jilmar Tatto por quebra de acordo, abuso de poder, incapacidade de gestão,  desrespeito ao plano diretor lei 16050/2014 ( Itens de geração de emprego, renda e redução de distancia entre emprego e moradia)  e uso do cargo com foco apenas em arrecadação ao município provocando e promovendo colapso do sistema prejudicando moradores, motoristas, trabalhadores, comerciantes e todo motorista de veículos em São Paulo em suma a perda de controle da gestão do município e incapacidade do Sistema, a situação é a seguinte:
     São Mateus em sua Via principal a Av Mateo Bei tem como base seu polo principal de comercio, geração emprego e renda no bairro bem como o ponto de partida em todas a questões relacionadas ao bairro, o respeito e a dinâmica de trabalho expõe o distrito como um portal de entrada a todos que passam pela via, por conta disso o fluxo alto de veículos promovem transito por exatamente ser um polo comercial, desta forma e notoriamente uma avenida viva e rotativa, em 2013 a Prefeitura de São Paulo implementou na via a Faixa exclusiva de ônibus sem nenhuma melhoria, adequação ou revitalização promovendo manifestações contrarias ao formato utilizado e por acordo entre o Prefeito Haddad a comunidade e os comerciantes a faixa exclusiva foi desativada com o compromisso dos comerciantes promoverem trabalhos de cidadania bem como de soluções para o alto fluxo de veículos na via com foco no transporte publico o que foi feito, um trabalho elaborado pelos comerciantes e a comunidade iniciou-se a após o acordo onde inclusive foi aberto um blog http://comerciomateobei.blogspot.com.br/ e promovido vídeos para acompanhamento do cidadão e comerciante e ao mesmo tempo promovido reuniões com a Subprefeitura de São Mateus no intuito da revitalização da via, denuncias de problemas, abertura de SACs (Sistema de Atendimento ao Cidadão) e solicitações diversas junto a Prefeitura de São Paulo, foram abertas centenas de reclamações ênfase nos principais itens:

1 - Floreiras foram feitas e fechadas baias de cargas e descargas prejudicando o comercio, foi solicitado a reabertura das baias de carga e descarga o que não aconteceu,
2 -  Foram registradas varias reclamações com referencia a placas de sinalização deterioradas, caídas e expostas bem como placas dentro das floreiras sem uso e nada foi feito,
3 -  Foi solicitado a substituição bem como a implementação e readequação dos pontos de ônibus em toda extensão da via, apenas parte foi executado,
4 – Foi solicitado a adequação e sincronização dos semáforos para melhoria do fluxo, nada foi feito,
5 – Foi solicitado placas e baias de parada em duas farmácias (Farma Plus e Idelfarma), nada foi feito,
6 - Foi solicitado revitalização da praça Felisberto Fernandes da Silva (Praça central), nada foi feito,
7 - Foi solicitado operação delegada na via em toda extensão, ao invés de aumentar diminuíram e extinguiram o serviço aumentando a insegurança da via,

        Os comerciantes em conjunto com as comunidades fazendo a sua parte, promovendo soluções e encaminhamentos necessários a melhoria da via e do bairro, se por um lado o cidadão e os comerciantes faziam sua parte por outro nada acontecia exceto o descaso e abandono do poder publico nessa gestão exposto nos moldes dessa denuncia com vídeo a respeito inserido na rede pelo link https://www.youtube.com/watch?v=0FTBr_3F8wQ ou pelo blog http://comerciomateobei.blogspot.com.br/2016/07/vpr-dn-16-14071200-os-anganadores-do.html , a realidade do fatos e a verdade doa a quem doer numa situação que depõe contra a gestão do Secretário Jilmar Tatto  com ênfase em sua equipe e do partido onde se destaca enganações, descaso, falta de respeito, falta de compromisso e má intensão dos atos na execução dos trabalhos, gritante e notório o conflito de interesses em cada setor abaixo da Secretaria de Transportes onde o CET – Companhia de Engenharia de Trafego e a Subprefeitura de São Mateus ao invés de promover melhorias, atender o cidadão e promover soluções só atendeu a determinação da Secretaria que em desacordo ao firmado com o Prefeito Haddad promoveu o retorno da faixa exclusiva de Ônibus numa tratativa de abuso de poder e descaso com os moradores e comerciantes de São Mateus com ênfase apenas em arrecadação e rapidez na velocidade dos Ônibus coletivos, dito isso a evidencia dos fatos:

1-  O CET – Implementou a colocação de 8 radares eletrônicos na via,
2 - O CET – não sincronizou os semáforos,
3 - O CET – não promoveu sinalização das farmácias na via de acordo com a lei 11471/94,
4 - O CET – não promoveu a implantação de 27 baias de carga e descarga acordado com o Secretario de Transportes,
5 - O SPTrans– não substituiu os pontos de parada nem readequação dos mesmos,
6 –A Subprefeitura de São Mateus não promoveu a readequação das floreiras  nem abertura de novas baias de carga e descarga,
       Bom que se diga e se registre nos autos da denuncia que a Secretária de Transportes através de seu Secretário sem a menor competência segue contra o Plano Diretor da Cidade que em alguns  itens reforça a nossa tese como se segue:

Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo

    Aprovada no dia 30 de junho de 2014 e sancionada em 31 de julho pelo prefeito Fernando Haddad, a nova lei (16.050/2014) traz uma série de diretrizes para orientar o desenvolvimento e o crescimento da cidade pelos próximos 16 anos

TÍTULO II
DA ORDENAÇÃO TERRITORIAL
CAPÍTULO I
DA ESTRUTURAÇÃO E ORDENAÇÃO TERRITORIAL

VI - desconcentração das oportunidades de trabalho, emprego e renda, beneficiando os bairros periféricos;

IV - a dimensão econômica, fundamental para garantir as atividades produtivas, comerciais e/ou de serviços indispensáveis para gerar trabalho e renda;

Seção I
Da Macrozona de Estruturação e Qualificação Urbana

VI - desconcentração das oportunidades de trabalho, emprego e renda, beneficiando os bairros periféricos;


Subseção IV
Da Macroárea de Redução da Vulnerabilidade Urbana

II - incentivar usos não residenciais nos Eixos de Estruturação da Transformação Urbana e centralidades de bairro, para gerar empregos e reduzir a distancia entre moradia e trabalho;

XI - incentivar usos não residenciais nos eixos de estruturação da  transformação urbana e nas centralidades de bairro, visando gerar empregos e reduzir a distancia entre moradia e trabalho.

CAPÍTULO II
DOS PRINCÍPIOS, DIRETRIZES E OBJETIVOS

III - reduzir a necessidade de deslocamento, equilibrando a relação entre os locais de emprego e de moradia;


Da Macroárea de Estruturação Metropolitana

IV - estimulo a provisão habitacional de interesse social para a população de baixa e media renda de modo a aproximar a moradia do emprego;



      Como se vê esta inserido no plano diretor da cidade de forma explicita em vários itens o destaque a geração de emprego e renda e redução a distancia entre moradia e trabalho, baseado no plano e conscientemente focado nesse objetivo a comunidade, empresários e os comerciantes promoveram os encaminhamentos necessários e deliberado em compromisso com o Prefeito Haddad, se por um lado a cidadania e qualidade de vida era reivindicada,  pela Prefeitura isso não foi feito, bom destacar que Prefeito de qualquer cidade espera de seus comandados o mínimo de competência e capacidade de gestão o que não ocorre aqui pela Secretaria de Transporte bem como pela Subprefeitura de São Mateus que sem a menor responsabilidade com o bairro promovem desemprego, descaso, abandono, abuso de poder e no leque de maldades condenam a via e o bairro de São Mateus  um futuro incerto, dito isso a denuncia até aqui relatada destaca a quebra de compromisso do Secretário de Transporte Jilmar Tatto  como os Comerciantes, empresários e comunidade em reunião ocorrida no dia 16/11/2015 com a participação inclusive com a participação da OAB, dessa forma se solicita ao Ministério Publico:

1-       O cancelamento imediato da faixa exclusiva de ônibus e a retomada do dialogo por quebra de acordo,
2-       Uma auditoria na Subprefeitura de São Mateus por conta de obras estranhas na via em especial ao caso das floreiras onde três foram desfeitas sem a mínima necessidade e nada refeito,
3-       O cancelamento de todas as multas até o momento na via,
4-       Respeito a lei das farmácias LEI Nº 11.471/ 94 e atendimento imediato as solicitações das farmácias na via,
5-       Atendimento imediato a reivindicação da Comissão de Transporte da Câmara de Vereadores de São Paulo que deliberou pelo diálogo,
6-       A revitalização imediata da Praça Felisberto Fernandes (praça principal e centro de São Mateus),

         Todo relato registrado até aqui tem foco no emprego e na renda a favor da faixa contra o desemprego, o nação já sofre com o desemprego por conta da crise politica instalada no país, não é justo que uma faixa exclusiva contribua para a atenuação do problema, em tempo destaque do projeto 827/13 (Vetado pelo Prefeito)  que aprovado pelos vereadores em votação simbólica onde apenas o Vereador Toninho Vespoli foi contrario, dão conta da responsabilidade que isso representa aos bairros que promovem emprego e cidadania,  o descontrole do município que expõe o cidadão pelo recorde de multas aplicadas em São Paulo  e tira do condutor o direito a conduzir seu veiculo por colapso do sistema destaca a fragilidade e a incapacidade dos gestores de promover qualquer melhoria a partir da humilhação que o cidadão esta exposto na atual gestão da Secretaria de Transportes, fato concreto:

1-       CET multa penaliza o cidadão e não da retorno em educação e modernização do sistema sua precarização é notória,
2-       O CET instalou apenas radares em todas a vias no entorno de São Mateus nenhuma educação ou tempo de adaptação as mudanças,
3-       O SPTrans não tem capacidade de gestão e linhas de ônibus estão literalmente fora da realidade onde de um lado existem linhas em excesso e de outro a falta de linhas alternativas e na contra mão cooperativas brigando por passageiros a partir do Terminal de São Mateus expondo o passageiro a perigo de acidentes,
4-       A Secretaria de Transportes nunca faturou tanto como na atualidade numa gestão focada apenas em arrecadação onde até GCM foram orientados a promover multas no município,
5-       Subprefeituras ênfase em São Mateus sem capacidade de gestão e total falta de respeito com os Comerciantes, empresários e moradores numa situação nunca vista na região,
6-       Equipes de apoio de todas as áreas em questão sem nenhum conhecimento técnico e em maioria incapacitados para o cargo.

     A denuncia aqui descrita insere São Mateus a um abismo sem fundo, os frutos da irresponsabilidade da Secretaria de Transporte na Pessoa do S.r. Jilmar Tatto evidencia a verdade dos fatos e a realidade do bairro bem como do município de São Paulo  é gritante a intenção desse gestor em evidencia recordes de arrecadação do CET o mesmo gestor que quando assumiu solicitou ao munícipe doações a entidade quando a empresa essa de economia mista pedia socorro amargava deterioração do sistema e que agora em vez de doação promove a punição a todos os motoristas de São Paulo, diante do exposto solicitamos os encaminhamentos necessários para o caso qualquer informação adicional entrar em contato pelo telefone acima mencionado ou pelo blog www.oficios.blogspot.com.br  agradecemos desde já a atenção recebida.


Sem Mais


Atenciosamente
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário